Pronaf Banco do Brasil, pronaf bb, simulação, proposta, taxa, juros, bb.

Pronaf Banco do Brasil

Financiando projetos individuais e coletivos, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tem como objetivo auxiliar os agricultores e assentados da reforma agrária a gerar renda.

Com as taxas mais baixas entre os financiamentos rurais, o Pronaf Banco do Brasil custeia a safra ou a atividade da agroindustria, possibilitando o investimento em máquinas, equipamentos ou infraestrutura.

Como o Pronaf Banco do Brasil é um programa familiar, o primeiro passo a ser dado por quem se interessa pelo financiamento é definir com a família qual será a atividade a ser desenvolvida.

Em seguida, é necessário que o chefe da família procure o sindicato rural ou a Emater – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural para solicitar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), emitida conforme a renda anual e as atividades exploradas. É esse documento que indicará a linha de crédito a ser escolhida. No caso de assentados da reforma agrária, a declaração deve ser emitida pelo INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

A análise de crédito baseia-se na regularidade do CPF diante da Receita Federal e dos órgãos de proteção de crédito bem como a viabilidade do projeto técnico que deve ser apresentado ao BB, instituição financeira responsável pela liberação dos recursos.

As linhas de crédito disponíveis são:

  • Custeio, para financiar as atividades agropecuárias e de beneficiamento ou industrialização e comercialização de produção própria ou de terceiros agricultores familiares enquadrados no Pronaf Banco do Brasil.
  • Investimento, para implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços, agropecuários ou não agropecuários, no estabelecimento.
  • Pronaf Banco do Brasil Agroindústria, para investimentos que beneficiem os processos de produção.
  • Pronaf Banco do Brasil Agroecologia utilizado em sistemas agroecológicos ou orgânicos com base no desenvolvimento sustentável.
  • Pronaf Banco do Brasil Eco que financia a prática de ações que diminuem o impacto ambiental através de sustentabilidade.
  • Pronaf Banco do Brasil Floresta, que financia sistemas agroflorestais, exploração extrativista ecologicamente sustentável, plano de manejo florestal, recomposição e manutenção de áreas de preservação permanente e reserva legal e recuperação de áreas degradadas.
  • Pronaf Banco do Brasil Semi-Árido que financia projetos de convivência e sustentabilidade do semi-árido, como infraestrutura hídrica e implantação, ampliação, recuperação ou modernização das demais infraestruturas.
  • Pronaf Banco do Brasil Mulher, linha de financiamento de crédito a mulheres agricultoras.
  • Pronaf Banco do Brasil Jovem, que financia jovens agricultores e agricultoras.
  • Pronaf Banco do Brasil Custeio e Comercialização de Agroindústrias Familiares, indicada para agricultores e suas cooperativas ou associações.
  • Pronaf Banco do Brasil Cota-Parte que financia a integralização de cotas-partes dos agricultores familiares filiados a cooperativas.
  • Microcrédito Rural (Pronaf Grupo B) destinado a agricultores de mais baixa renda para financiar atividades agropecuárias e não agropecuárias.
  • Pronaf Banco do Brasil Mais Alimentos financia propostas ou projetos de investimento para produção associados à apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura e a produção de açafrão, arroz, centeio, erva-mate, feijão, café, mandioca, milho, sorgo e trigo.

O Pronaf Banco do Brasil, que atende às famílias agricultoras, pescadoras, extrativistas, ribeirinhas, quilombolas e indígenas que desenvolvam atividades produtivas no meio rural precisam ter renda bruta anual familiar de até R$ 6 mil, sendo 70% dela originada das atividades rurais. A taxa de juros varia entre 0,5% e 4%, dependendo da modalidade e as parcelas do empréstimo que forem pagas até o vencimento recebem bônus de adimplência.

O prazo para reembolsar o BB é de até dois anos.

Além do financiamento, as famílias recebem acompanhamento técnico especializado para assegurar o sucesso do empreendimento.

Maiores informações sobre o Pronaf Banco do Brasil podem ser adquiridas através do Banco Central ou Banco do Brasil.

Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

nome e-mail

Financiamentos Guia - www.financiamentosguia.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.