Financiamentos para conseguir comprar bens de consumo ou serviços possuem diversas modalidades que facilitam a aquisição por parte dos consumidores.

O mercado de Financiamentos no Brasil

 

Se você precisa adquirir um bem de consumo ou serviços e não tem dinheiro suficiente pode recorrer a financiamentos. Através de um contrato com alguma instituição financeira, os clientes fazem um financiamento de determinada quantia em dinheiro que deve ser paga à mesma instituição em várias parcelas mensais e com a cobrança de juros.

As modalidades mais comuns de financiamento são:

1. Conta Garantida

A empresa (pessoa jurídica) abre uma conta em um banco e saca valores até o limite estabelecido. A cobertura do saldo devedor pode ser feita até o vencimento do contrato. Portanto, corresponde ao equivalente do cheque especial para pessoas físicas.

2. Desconto de Títulos

Você cede ao banco títulos em forma de duplicatas ou notas promissórias e recebe antecipadamente o valor líquido dos títulos depois que os juros forem descontados. É preciso pagar ao banco o valor do título no vencimento.

Financiamento

3. Factoring

Consiste numa operação em que você cede os direitos do crédito sobre duplicatas a empresas especializadas de factoring. Uma parcela do valor do crédito é adiantada à empresa através do factoring, que recebe em troca uma comissão. Assim, a empresa não depende do prazo de pagamento dos clientes para realizar os créditos.

4. Hot Money

Empréstimo de curto prazo, geralmente de até uma semana. A taxa de juros dessa forma de financiar se baseia na taxa diária do CDI, além do spread do banco e impostos. A sua empresa pode ajustar melhor o fluxo de caixa e ainda alterar rapidamente a fonte de financiamento se outros tipos se tornem mais vantajosos. Como a cobrança de impostos pode elevar o custo do hot Money, esse empréstimo é feito mais em eventuais operações de ajustes de caixa.

5. Leasing

Empresas recorrem a esse tipo de financiamento quando não pretendem simular grandes quantidades de capital para acessar determinado bem (geralmente são bens de equipamento). Através do contrato leasing, o proprietário do bem autoriza o locatário a utilizar o equipamento em troca de pagamentos periódicos, que incluem juros e capital. Ao término do contrato, o locador pode adquirir o equipamento desde que pague o valor pré-estabelecido.

A Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) ajuda a controlar o mercado de financiamentos no Brasil. O mercado de financiamentos funciona através de sistemas de empréstimos ligados a vários setores, como o imobiliário e o automobilístico.

Muitos consumidores se perguntam como conseguir dinheiro para pagar determinado produto. Uma maneira é o financiamento a longo prazo, que permite o pagamento dos valores emprestados em mais de um ano. As obrigações e encargos presentes no contrato são computados pelo valor atualizado.

O poder de atração que a possibilidade de crédito e financiamento proporcionada por bancos é grande, principalmente na classe C que se destaca no perfil de consumidores que fazem financiamentos no Brasil.

Assine nossa Newsletter

Newsletter

Cadastre-se para receber nossas dicas, novidades e notícias

nome e-mail

Financiamentos Guia - www.financiamentosguia.com.br

As informações aqui contidas são de utilidade pública, não possuímos vínculos com nenhuma das empresas citadas e não nos responsabilizamos por alterações nas condições dos serviços citados.